Seminário Virtual

FLIFS, LITERATURA E DEBATE: MEMÓRIA E RESISTÊNCIA

 

Evento online

Inscrições Seminário 2021

    Acompanhe a Flifs 2021    

 


Promovido pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), através da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) o Seminário FLIFS, em 2021, tem a sua 2edição. Realizado, mais uma vez, na modalidade virtual, possui como tema central Literatura em debate: memória e resistência.

Na edição inaugural, se configurou numa oportuna novidade, haja vista a conjuntura social inédita experimentada por todos. Para além de promover uma atividade acadêmica, o SEMINÁRIO FLIFS, em 2020, proporcionou excepcional espaço para reflexões sobre a importância da Literatura e da formação de leitores abordada em momento histórico, inclusive o seu título enunciava o questionamento: O que pode a Literatura: desafios de formar leitores em cenário de pandemia.

Uma vez que, ao cumprir seu objetivo de mobilizar a população da Região Metropolitana de Feira de Santana em torno do livro, aproximando leitores, escritores e mediadores de leitura, numa conexão integrativa com novas formas de ler e estar com o outro, num território virtual, o SEMINÁRIO FLIFS, em sua primeira edição, permitiu, através do uso de tecnologias digitais de informação e comunicação, promover, também, através desta modalidade, a democratização de debates e reflexões sobre políticas de acesso ao livro, reafirmando a leitura como ferramenta poderosa na formação de cidadãos conscientes. Assim, a Literatura foi discutida a partir de reflexões temáticas, mas em suma entendida como um direito cultural e instrumento de aproximação/comunicação entre indivíduos e realidades, assim como instrumento de enfrentamento para o inédito isolamento social compulsório.

A partir dos bons resultados da edição inaugural, realizar-se-á a 2aedição do SEMINÁRIO FLIFS com o fito de contemplar reflexões sobre a Literatura produzida em contextos plurais e seus modos de construção e interação com os conceitos de memória e resistência, o que de modo particular e universal promove o que nos diz Antônio Cândido (2011) sobre a relação entre direitos humanos e Literatura.

Nesse viés, o Seminário FLIFS além de apresentar e debater processos criativos da escrita, mediação e letramento literário, trará à cena interpretações e representações de minorias na/da escrita literária, a exemplo de questões de gênero, etnia e raça, e de se constituir num espaço de discussão de estudos e posicionamentos políticos sobre o a Literatura na formação de uma sociedade leitora, através da troca de experiências com professores/pesquisadores de outras IES e da Educação Básica.

O SEMINÁRIO FLIFS 2021 está organizado em duas Conferências (Abertura e Encerramento) e sete mesas-redondas com temas distintos, com o objetivo de propiciar ao público interessado formação complementar e atualização bibliográfica e metodológica mediante o contato direto com renomados especialistas da área, oferecendo certificação de 20h e inscrições gratuitas.

Público-alvo: Professores da Educação básica da rede pública de ensino, prioritariamente, além de professores da rede privada, gestores escolares e outros mediadores de leitura, como bibliotecários e contadores de histórias, além de alunos de graduação e pós-graduação e interessados no tema.

 

Card FLIFS 2021