Divulgados detalhes sobre a Flifs Virtual durante lançamento

Divulgados detalhes sobre a Flifs Virtual durante lançamento

21/08/2020 FLIFS 0

A pandemia do Novo Coronavírus impôs, em vários aspectos, a necessidade de reinvenção. Com a Feira do Livro / Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs), que reúne todos os anos cerca de 70 mil pessoas, não foi diferente. Detalhes e expectativas acerca da edição 2020 do evento fizeram parte do lançamento da “Flifs Virtual”, na noite desta quinta-feira (20).

“E assim, cada qual do seu lugar, mas articulados e presentes pela mediação tecnológica, fomos construindo as possibilidades de um novo jeito de caminhar para a edição da Flifs em 2020. O que nos move ao tomar tal decisão se ancora na certeza de que as ações de fomento à formação de leitores precisam ser ininterruptas, precisam resistir e se fortalecer a cada dia, mesmo diante de um cenário que para todos nós é novo e desafiador. Assim, realizar a Flifs na modalidade virtual é uma ação de resistência, de reinvenção e de compromisso que estabelecemos desde a primeira edição desse evento”, declarou a professora Rita Brêda, coordenadora do evento e pró-reitora de Extensão da Uefs.

Durante seu pronunciamento no evento, o reitor da Uefs, professor Evandro do Nascimento destacou que o compromisso da Instituição permanece de forma ainda mais especial nesse momento. “Não poderíamos ficar sem realizar a Feira do Livro. Nos dias de realização do evento, teremos mais motivos para permanecer em casa, mais felizes e podendo ter acesso a mesas-redondas, apresentações culturais, contação de histórias… Que todos e todas de Feira de Santana e, quiçá, de qualquer lugar do mundo estejam convidados para este momento de partilha que será a Flifs Virtual. Certeza que teremos um grande evento”, disse.

Conversa com escritores, mesas-redondas, minicursos, oficinas, e contações de histórias foram confirmadas durante o evento de lançamento. Também farão parte da programação da Flifs Virtual as seguintes apresentações culturais: Sarau de Quintal – Um Pé de Esperança – Marcia Porto e Mano (22/09 – terça-feira); Poesia, Minha Guia – Jackson Costa (23/09 – quarta-feira); Conversaria – Versos, Canções e Histórias – Maviael Melo (24/09 – quinta-feira); Marcos Heynna (25 – sexta-feira); Del Feliz (26/09 sábado).

O lançamento da Flifs contou com a presença de representantes dos órgãos que realizam a Feira em parceria com a Uefs: Sesc, Arquidiocese, Prefeitura Municipal e Governo do Estado. O evento teve como apresentação cultural “Clarice para Mulheres”, do Grupo Conto em Cena. Após o lançamento, ocorreu a conferência de abertura do Seminário Flifs, com a professora Eliana Yunes (RJ). O Seminário seguirá por mais quatro quintas-feiras (27/agosto; 03/10/17de setembro) sempre com duas mesas redondas às 16h e as 19h, no canal Flifs Oficial do Youtube.

Texto: ASCOM/UEFS.