Campanha de Doação de Livros

CAMPANHA DE DOAÇÃO DE LIVROS

 

O leitor nasce do encontro com um bom livro e é, a partir dessa premissa, que, em 2017, passa a integrar à Feira do Livro/Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (FLIFS) a Campanha de Doação de Livros, com o objetivo de beneficiar os estudantes da educação básica, matriculados nas redes estadual e municipal de ensino de Feira de Santana que não são contemplados pelo Programa VALE-LIVRO. Assim, desejando promover a circulação de livros com vistas à formação de uma comunidade leitora, é meta dessa Campanha que nenhuma criança e adolescente visitante da FLIFS deixe de receber um bom livro.

A Campanha conta com a parceria de instituições de ensino, em sua maioria da rede privada, que desenvolvem ações de sensibilização nas suas respectivas unidades escolares e, dessa forma, arrecadam livros literários de qualidade e em bom estado de conservação. Por conseguinte, torna-se relevante, também, para formação dos alunos, que participam como doadores, ao perceberem a importância de cada um na formação de leitores.

Característica substancial da Campanha é a qualidade dos livros arrecadados que possibilita, muitas vezes, aos alunos atendidos levarem para casa uma obra de melhor qualidade literária do que, por vezes, as adquiridas com o VALE-LIVRO.

Mais dois aspectos são de grande importância na ação da Campanha de Doação de Livros. O primeiro refere-se ao fato que o stand disponibilizado no espaço da FLIFS para abrigar as doações, nomeado de Ciranda da Leitura, além da distribuição dos livros, conta com a presença de estudantes universitárias, especialmente do curso de Pedagogia, caracterizadas de personagens das histórias infantis que acolhem os transeuntes e contam histórias. Para muitos visitantes, em especial as crianças, esse momento é mágico.

O segundo aspecto é que todos os anos, findado o evento, ainda contamos com um numeroso acervo fruto do sucesso da arrecadação. Esses livros são ofertados para algumas instituições de Feira de Santana. Já foram beneficiados as Comunidades de Atendimento Socioeducativo Juiz de Melo Matos e Zilda Arns, o Hospital Estadual da Criança, entre outros, buscando contribuir com a formação leitora de grupos que pertencem às camadas populares e que são marginalizados ou encontram-se em outras situações de vulnerabilidade.

Como fruto da Campanha de Doação de Livros, em algumas edições da FLIFS, alunos das escolas que apoiam o projeto realizam Rodas de Conversa com outros estudantes das redes pública e privada sobre a importância da leitura para a sua vida e, assim, contribuem para a formação de outros leitores. Essas rodas são intituladas “Um dedo de prosa sobre o encontro com a leitura”, momento em que permite um compartilhamento entre estudantes sobre sua formação leitora e a sensibilização para outros alunos iniciarem sua inserção no universo da literatura.